A Evolução na Embalagem de Caixas de Empréstimo

A utilização de instrumental cirúrgico em regime de empréstimo é, hoje em dia, uma prática comum na generalidade das Instituições de Saúde. O elevado custo dos mesmos, associado aos rápidos avanços tecnológicos, assim o obrigam, uma vez que não existe capacidade financeira para a sua permanente aquisição. Sendo o mesmo entregue nas Instituições de Saúde em caixas das mais diversas dimensões e pesos, a constituição de um sistema de barreira estéril (SBE) / sistema de embalagem (SE) adequado a cada caso, constitui um desafio diário para os serviços de esterilização.

A solução comumente utilizada passa pela utilização de folhas de esterilização constituindo-se um SBE com duas folhas ou um SE com três folhas. Em Portugal, tradicionalmente, opta-se pela utilização de folhas de esterilização em polipropileno por este possuir propriedades de resistência mecânica superiores ao tecido não tecido wet-laid. Esta escolha, para além do custo que representa uma vez que a opção passa quase sempre por elevadas gramagens devido ao desconhecimento de que gramagem não é sinónimo de resistência, muitas vezes conduz à existência de graves problemas de resíduos de humidade no interior das caixas.

Existe hoje em dia um novo SBE pré-formado, semelhante apenas em aspecto ao tradicional SBS em papel/filme, especialmente desenvolvido para a embalagem de caixas de elevada dimensão e/ ou peso e dispositivos delicados que necessitem de protecção. Este novo SBE é constituído por uma face em filme, o que permite a visualização do interior da caixa, a sua primeira grande vantagem, e por uma face porosa com um novo material à base de poliolefina, a sua segunda grande vantagem. A sua denominação, ULTRA®, representa o reflexo das suas capacidades.

ULTRA® foi desenvolvido através de um protocolo com diversas Instituições de Saúde de referência, em diversos países europeus, tendo sido validado como SBS para mais de 360 dias em condições reais de utilização em um Centro Hospitalar, por dois laboratórios independentes, ISEGA (Alemanha) e Pira (Reino Unido). Ou seja, ULTRA® foi desenvolvido com utilizadores para resolver os problemas dos mesmos utilizadores.

ULTRA® possui uma resistência mecânica até 4 vezes superior aos materiais convencionais o que lhe permite, em embalagem simples e desde que garantida a assépcia na sua abertura, facilmente substituir um SBE de dupla folha sequencial/ termo-selada ou mesmo em contentor reutilizável.

Por outro lado, por via das suas características, ULTRA® permite a melhor abertura asséptica no ponto de uso de uma embalagem flexível pré-formada à data, independentemente do sentido ou da velocidade da sua abertura.

ULTRA® pode ser selado com uma máquina de selagem em contínuo normalmente utilizada nos serviços de esterilização. Quando associado à sua estação de trabalho é possível realizar o processo de embalagem em manga pré-formada, incluindo o corte e as duas selagens, em apenas 30 segundos.

De sobre importância acresce o facto de a utilização de ULTRA® representar uma solução mais económica do que a utilização dos tradicionais SBE, sendo que, em relação à utilização de contentores reutilizáveis pode gerar uma economia superior a 50%,e em relação às folhas de esterilização uma economia de cerca de 75% na constituição de SBE. A economia na cadeia logística é inevitavelmente elevada, uma vez que, por força da sua compatibilidade, ULTRA® substitui praticamente todos os diversos SBE utilizados num SEC diminuindo drasticamente o número de referências a gerir.

Numa época em que é exigida cada vez maior qualidade aos SBE, quer pelas exigências a que são sujeitos quer pela premente redução das Infecções Associadas aos Cuidados de Saúde (IACS), ULTRA® representa claramente o futuro da embalagem nos serviços de esterilização revolucionando as práticas do mesmo e contribuindo de forma decisiva para a redução das IACS.

ULTRA® é uma marca registada de AMCOR FLEXIBLES SPS

 

Autoria: Vasco Amorim Executive Manager Pergut Portugal, Lda